Cabo Verde - speransa





Caros patrícios cabo verdianos e não só, mas todos os que se simpatizam ou vivem em Cabo Verde, o nosso querido  arquipélago de 10 ilhas.

Estou aqui hoje a tentar escrever resumidamente algo que possa de alguma forma chamar mais a nossa atenção, para o quotidiano que se vive em Cabo Verde, e os possíveis destinos do flagelo, se ficarmos sempre usando a velha desculpa da herança colonial, do deixa estar e deixa andar.

Cabo Verde nos dias de hoje tem a eletricidade mais cara e mais dispendiosa do mundo, agora pergunto, como isto é possível se no período de  um mês, metade ou mais, a população passa a noite ás escuras. Será por causa de ver melhor as estrelas a noite? Desculpem mas tenho que usar um pouco de criatividade para tentar perceber o porquê de  ainda a população ainda continua a pagar e a não bufar. (Herança Cultural).


Cabo Verde tem a água mais cara do mundo e um serviço de saneamento, nem falaremos. Mas depois desculpamos por chover pouco, embora estejamos rodeados de um oceano imenso, aqui também entra a desculpa do poder monetário, esquecendo que quase todos os anos ganhamos vários prêmios, como o Millennium Challenge Account, empréstimos do FMI e algumas ajudas externas. Só não temos mais porquê algumas ajudas que fazem mesmo a diferença como a dos países nórdicos não nos interessa.

Nós somos visto pelo mundo fora através de números, como exemplo de politica estável a seguir principalmente em Africa.
Grandes conferências de paz são encabeçadas por Cabo Verde, embora internamente a taxa de violência social na Ilha de Santiago principalmente é assustadora, mesmo assim continuamos com a velha desculpa, bem isto é assim em todo o lado, então deixa estar.

O ordenado minimo, se é que se pode chamar lhe disso, são 10 mil escudos (100 euros), e a maioria da população nem metade ganha, o custo de vida subiu mais de  50% nos últimos 2 anos, como que ainda é possível um pais que nada produz, vive das importações consegue ainda ter a taxa de empréstimos bancários, mais altos mesmo em altura de  resseção econômica pelo mundo fora? É porque alguma coisa não esta bem companheiros.

Por isso venho aqui partilhar com os leitores estas ideias que, provavelmente a maioria vai ler e achar, isto não dá em nada e não interessa a ninguém, as suas  opiniões ou possíveis soluções para travarmos o afundamento do nosso arquipélago, como se sucedeu com o continente  segundo reza a lenda.

Só digo isso porque o nosso lema de Unidade Trabalho e Progresso, não esta ser levado a serio. 




Comentários

  1. http://www.youtube.com/watch?v=UrN99RELqwo&feature=c4-overview-vl&list=PLA7D02F1BF716728F

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares