Ethiopic Book of Enoch [Oxford: Clarendon Press, 1978], p. 88).

Excertos do Livro de Enoque

   

   Ele. I.e., Samyaza.
18 Destrói todas as almas viciadas na luxúria, (15) e a    

   descendência das Sentinelas, pois eles tiranizam

   a humanidade.
  (15) "luxúria" (Knibb, p. 90; cp. Charles, p. 76).

19 Que todo opressor pereça na face da terra;

20 Que toda má obra seja destruída;

21 A semente da justiça e da retidão apareça, e o que é produtivo  

   torne-se uma bênção.




22 Justiça e retidão serão plantados para sempre com prazer.
23 E então todos os santos darão graças, e viverão até terem    

   gerado milhares de filhos, enquanto todo

   o período se sua juventude, e seus sábados, serão completados  

   em paz. Naqueles dias toda a terra

   será cultivada em retidão; ela será totalmente cultivada com  

   árvores, e será cheia de bendições; toda

   árvore de delícias será plantada nela.

24 Vinhas serão plantadas; e a vinha que nela será plantada  

   produzirá frutos para saciedade; toda


   semente que nela será semeada produzirá mil por uma medida; e 


   uma medida de olivas produzirá


   dez prensas de óleo.

25 Purifica a terra de toda opressão, de toda injustiça, de todo  

   crime, de toda impiedade, e de toda

   impureza que é cometida sobre ela. Extermina-os da terra.

26 Então todos os filhos dos homens serão justos, e todas as  

   nações me pagarão divinas honras, e Me

   abençoarão; e todos Me adorarão.

27 A terra será limpa de toda corrupção, de toda punição e de
   todo sofrimento; Eu não enviarei
   novamente dilúvio sobre ela, de geração em geração para  
   sempre.

28 Naqueles dias Eu abrirei tesouros de bênçãos que estão nos  
   céus, para que Eu possa fazê-las
   descer sobre a terra, e sobre todos os trabalhos e labores do
   homen.


3  Eu, Enoque, fui abençoado pelo grande Senhor e Rei da paz.
4  E eis que as Sentinelas chamaram-me Enoque, o escriba.
5  Então o Senhor disse-me: Enoque, escriba da retidão, vai e
   dize às Sentinelas dos céus, os quais
   desertaram o alto céu e seu santo e eterno estado, os quais  
   foram contaminados com mulheres.

6  E fizeram como os filhos dos homens fazem, tomando para si  
   esposas, e os quais têm sido
   grandemente corrompidos na terra;

7  Que na terra eles nunca obterão paz e remissão de pecados.  
   Pois eles não se regozijarão em sua
   descendência; eles verão a matança dos seus bem-amados;  
   lamentarão a destruição dos seus filhos e

   farão petição para sempre; mas não obterão misericórdia e paz.



Capítulo 13

1  Então Enoque, passando ali, disse a Azazyel: Tu não obterás  
   paz. Uma grande sentença há contra
   ti. Ele te amarrará;

2   Socorro, misericórdia e súplica não estarão contigo por causa  
   da opressão que tens ensinado;
3  E por causa de todo ato de blasfêmia, tirania e pecado que  
   tens descoberto aos filhos dos homens.

4  Então partindo dele, falei a eles todos juntos;
5  E eles todos ficaram apavorados, e tremeram

Comentários

Mensagens populares